Limpeza de pavimentos

O chão é a mais massacrada das superfícies, a que mais facilmente denuncia a má higiene de um local, a que mais sujidade acumula e a que a torna mais visível também. Daí que a limpeza de pavimentos seja uma tarefa que diariamente requer cuidados sérios de manutenção e higienização. Explicamos tudo aquilo que deve ter em conta e asseguramos que não necessita de ser um génio para manter o chão imaculado, livre de contaminações e totalmente seguro para a saúde de pessoas e animais.

 

Tudo cai no chão

Seja qual for o propósito de um espaço, o seu uso habitual –doméstico, comercial, desportivo, hospitalar, industrial ou outro –o habitual fluxo de pessoas ou animais ou o tempo de permanência regular, o pavimento de qualquer estabelecimento será sempre o mais usado, desgastado e atreito a acumular poeiras e sujidade. Lixo de diferente natureza e de origens variadas acabam invariavelmente por se fixar no chão, além daquele que recebe diretamente das solas dos sapatos. A fim de o manter não apenas limpo, mas livre de vírus e bactérias e, assim, assegurar a saúde de quem o frequenta ou nele trabalha ou habita, há que determinar:

– Qual a atividade que se opera

– Que tipo de sujidade produz ou recebe

– Qual a quantidade de sujidade previsível

– Qual a lotação diária expectável

– Qual o tipo de pavimento

– Qual o produto mais indicado

Só assim se consegue determinar quais os melhores procedimentos, os produtos de limpeza de pavimentos mais adequados e qual a frequência das lavagens e desinfeções necessárias em cada caso. Adequar uma escala de limpeza implica equacionar todas estas variantes de forma rigorosa.

 

Tipo de pavimentos

Conhecer bem e identificar o tipo e características do pavimento é, sem reservas, o primeiro dado a ter em conta. Há materiais mais delicados, que requerem produtos mais suaves, e outros mais resistentes e impermeáveis, que podem aguentar composições químicas mais potentes.

Os pisos são quase exclusivamente de:

  • Madeira
  • Pedra
  • Cerâmica
  • Linóleo
  • Tijoleira
  • Cimento
  • Betão
  • Metal

Pisos cerâmicos, absolutamente impermeáveis requerem diferente tratamento daquele que exigem soalhos de madeira maciça, da mesma forma que cimentos afagados não se lavam com os mesmos produtos da porosa tijoleira. Chão absolutamente selado e tabuados sem juntas devem ser tratados de forma distinta e definem cuidados diferentes. Existem no mercado formulações químicas destinadas a todos os tipos de chão e deve ter a sua composição em conta, quando determinar a sua lista de compras de produtos de limpeza.

Uma limpeza de pavimentos adequada é aquela que cumpre o propósito higiénico sem nunca comprometer as características dos materiais, nem danificar a sua resistência ou qualidades, incluindo estéticas.

 

Procedimentos indicados no passo a passo da limpeza de pavimentos

  • Aspiração

Seja qual for o tipo de chão a limpar, aspirar as poeiras e detritos soltos é o primeiro passo na limpeza de pavimentos, seja em contexto doméstico ou profissional. Além de que, com os seus múltiplos acessórios, o aspirador consegue chegar a cantos, recantos e locais de difícil acesso, onde vassouras ou esfregonas se revelam inúteis.

  • Pré-lavagem

Depois de eliminadas todas as partículas dispersas, que dificilmente seriam removidas nos seguintes passos e potencialmente danosas para os pavimentos – pedras que poderiam riscar soalhos de madeira ou mesmo mosaicos cerâmicos e chão de metal –, os pisos muito sujos, com gordura ou forte aderência de outros materiais, como é sejam cimentos, tintas e selantes em cenário de obras, podem necessitar de uma pré-lavagem. Água quente, sempre que as superfícies a tolerem, e produtos de limpeza profissionais com agentes emulsionantes e decapantes são indicados para amolecer, envolver e remover sujidades que, de outra forma, exigiriam processos de remoção mecânicos, que poderiam facilmente danificar o chão.

Esta primeira lavagem deixa o chão desimpedido de resíduos que estivessem colados, elimina gorduras – letalmente perigosas por tornarem os pisos escorregadios –, e deixa o chão pronto para a fase seguinte.

  • Lavagem

O terceiro passo é a lavagem do chão. Com base nas características deste, dos materiais de que é feito, e do tipo de sujidade a que está sujeito, deve eleger-se um detergente que higienize o chão, ou mesmo que o desinfete – uma exigência premente em ambiente hospitalar ou clínico –, e que o deixe protegido de forma eficaz até à próxima limpeza de pavimento.

  • Finalização

Pisos de madeira, de pedra ou mesmo de tijoleira, podem requerer uma finalização que potencie as suas qualidades e beleza natural, como ceras, e ainda que lhes confiram características impermeabilizantes que as protejam.

 

Eleger os produtos de limpeza indicados

Acertar no produto de limpeza de pavimentos mais eficaz é adequar a sua composição ao tipo e características do chão, para que não o danifique, e ao tipo de sujidade a remover, para que a consiga eliminar. Sempre que haja dúvidas sobre possíveis reações, deve testar-se o produto numa ínfima parte do chão, a um canto pouco visível. A eficácia de alguns produtos na eliminação de gorduras e diferentes tipos de resíduos, torna-os abrasivos e contraindicados para certos materiais.

  • Em função dos materiais

Uma vasta gama de produtos multiusos tem em comum a capacidade de fazer frente a diferentes tipos de sujidade (fácil ou medianamente fácil de remover), adequando-se a um grande número de superfícies. Materiais naturais, como madeira e pedra ficam de fora do espectro de atuação destes produtos multiusos, devido à delicadeza da sua composição, a qual pode ser danificada com certas composições químicas. Madeira e pedra requerem produtos especificamente concebidos para as suas características, que respeitem vernizes de polimento com que são finalizados, e que tenham em conta a sua porosidade.

  • Em função da sujidade a remover

Ao eleger produtos de limpeza para pavimentos deve atender à sua composição com vista, ainda, a perceber se estão indicados para eliminar o tipo de sujidade específico que necessita de remover. Gorduras requerem fórmulas emulsionantes e desengordurantes e pisos muito movimentados, por onde andam pessoas com os sapatos que usam na rua, e por onde passam animais necessita de soluções desinfetantes que matem vírus, bactérias e germes. Usar produtos de limpeza profissionais é um extra de segurança a não descurar.

  • Em função da frequência das lavagens

Deve ainda escolher os produtos de limpeza de pavimentos tendo em conta a frequência e o propósito da lavagem. Se o chão for lavado diariamente, sem que nunca se acumulem demasiados detritos, nem se misturem diferentes tipos de gorduras ou nódoas, talvez um produto mais abrangente e perfumado seja o indicado. Todavia, se apenas prevê uma lavagem semanal, mais profunda, deve garantir que a mesma ofereça segurança e desinfeção durante um período maior.

  • Em função do profissionalismo

Eleja produtos de fabricantes zelosos e credíveis, cujos produtos são acompanhados de todas as informações necessárias. Empresas profissionais desenvolvem e otimizam diariamente as suas fórmulas químicas, para que sejam cada vez mais eficazes e cirúrgicas no combate à sujidade e aos novos vírus e cada vez mais ambientalmente responsáveis. Acompanhando a evolução tecnológica, estão sempre de passo acertado com os novos materiais de construção, a fim de que os novos detergentes os respeitem e desinfetem sem os estragar.

 

Higiene é sinónimo de saúde

Tendo em conta a urgência cada vez mais premente de manter uma adequada higienização de qualquer espaço, dedicar tempo a adequar o melhor detergente a cada tipo de pavimento, tendo em conta todos os fatores enumerados, é apenas uma forma de manter a saúde dos seus utilizadores e seguros os espaços, sejam eles privados ou públicos.

 

Na Morchem, temos um cardápio longo, porque ajustado às diferentes propósitos, aos diversos tipos de materiais, a cada necessidade de uso e, inclusive, a cada setor de atividade. Porque gostamos de ser precisos, temos de ser específicos – Hotelaria, Transportes, Indústria, Construção Civil, Lavandarias e tudo o mais de permeio – são setores a que dedicamos especial atenção. Razão pela qual seja qual for a necessidade, nós temos a solução mais acertada. Podemos ainda facilitar a sua vida e, com base nas suas indicações, sugerir o plano mais acertado para manter a higiene e um plano eficaz de limpeza de pavimentos, realçando não apenas a limpeza e desinfeção do lugar, como enaltecendo as características de cada tipo de chão.

Falamos sobre o assunto?



Partilhe este post!
Scroll to Top