Otimizar cadeia de suprimentos de limpeza – Tudo começa no fornecedor certo
Uma poupança entre 10 a 25% nos custos anuais é quanto pode esperar se souber otimizar a lista de compras de produtos de limpeza. Um processo que implica saber eleger como parceiras empresas que vendem produtos de limpeza focadas na entrega de soluções e não apenas de produtos, e que assumem as necessidades dos clientes como desafios profissionais. Profissionalismo e laboratório próprio são fatores relevantes no perfil de um bom fornecedor, para conseguir respostas adaptadas a cada negócio e formas racionais de sugerir a mais acertada lista de compras.
A fim de racionalizar custos, atente nos seguintes 5 pontos. Eles servirão de guia na hora de gerir necessidades, custos e resultados. Ajudarão ainda na seleção das melhores empresas de venda de produtos de limpeza.
5 pontos-chave:
- Avaliar necessidades
O primeiro passo em qualquer processo de racionalização é rastrear as reais necessidades. Não apenas o tipo de produtos de limpeza estritamente necessários, mas as quantidades exatas. Nem sempre a cadeia de suprimentos faz a necessária contabilidade, limitando-se a comprar sempre que necessário e sempre o mesmo tipo de procutos e em igual quantidade, na mesma altura do mês ou do ano. Faça uma lista e vá avaliando o stock. Um registo rigoroso conduz a uma lista de compras mais acertada.
- Avaliar metodologias
Perceba se vale a pena ter responsáveis pelo stock de produtos de higienização por piso ou departamento, ou se a gestão pode depender de uma única equipa que avalie as diferentes necessidades por secção.
- Avaliar conhecimento
Pode achar que não necessita de um curso para saber comprar limpa-vidros ou detergente para a louça. Porém, diferentes áreas de atividade requerem produtos específicos e fórmulas químicas adequadas ao tipo de sujidade. As exigências de limpeza de uma cozinha industrial não se equiparam aos de uma copa num escritório. Encontrar empresas que vendem produtos de limpeza com conhecimento científico e produtos químicos desenhados para cada tipo de sujidade, permitirá saber eleger os desengordurantes mais eficazes, os desinfetantes mais apropriados a cada tipo de ambientes e soluções que possam dar resposta a cada necessidade específica de qualquer tipo de produção. Um parceiro com um longo cardápio de produtos com diferentes perfis, experiência e conhecimento é um aliado precioso para conseguir navegar sem naufragar no mar de possibilidade, conseguir otimizar as suas escolhas e rentabilizá-las, com soluções mais eficazes ou multifuncionais. Um parceiro com conhecimento saberá ainda estar a par da legislação e dos químicos mais adequados a cada negócio. Havendo necessidade de rigorosas e imaculadas desinfeções, em ambiente hoteleiro ou hospitalar, só conhecimento científico e profissionalismo garantirão sucesso na batalha antivírus e antibacteriana.
- Avaliar soluções e não produtos
O perfil de uma boa empresa que vende produtos de limpeza não deve ser definido e julgado apenas em termos da quantidade de produtos que possa ter prontos para entrega. Ainda que tal seja importante, para que nunca falhem as provisões, mais importante é a forma como se dispõe a criar soluções indicadas ao negócio dos clientes e em gerir as suas necessidades, com vista a satisfazê-las eficazmente e de forma mais racional.
- Avaliar compromisso pós-venda
Empresas que vendem produtos de limpeza profissionais aspiram a ser um fornecedor permanente, um parceiro e aliado e não apenas a fazer um grande negócio de cada vez. Assim, estarão comprometidos em fornecer as respostas mais adequadas e eficientes, capazes de solucionar com eficácia os desafios mais exigentes. É ainda um parceiro de negócio que disponibilizará todo o acompanhamento necessário na fase pós-venda.
Estamos aqui para o ajudar. E aqui nos manteremos, ocupados a produzir fórmulas cada vez mais eficazes e até mesmo soluções feitas à sua medida.