Ler e interpretar os rótulos – Um passo indispensável para o bom uso de produtos de limpeza industriais

A leitura prévia e atenta dos rótulos de qualquer produto é essencial, para aferir a aquisição do produto certo para determinado fim e o seu correto manuseamento e emprego. Em relação aos produtos de limpeza, a tendência generalizada, seja para uso doméstico, comercial ou industrial é a de eleger aqueles que se consideram mais potentes e, preferencialmente, multiusos, com vista a potenciar a higiene do maior número de superfícies com um único produto. Na tentativa de poupar tempo, recursos e dinheiro, investe-se, por vezes, em fórmulas completamente desadequadas ao fim previsto, perigosas para a saúde e para o meio-ambiente e comprometedoras para os materiais e equipamentos em que são aplicadas. Um risco desnecessário e evitável quando se acautela o indispensável primeiro passo: ler atentamente os rótulos de todos os produtos. Principalmente os rótulos de compostos químicos, como aqueles que compõem qualquer produto de limpeza industrial. Só assim se tomam decisões informadas e acertadas. Só assim se protege a saúde – humana e do planeta – e só assim, na verdade, se economiza.

 

O que são os rótulos?

Os rótulos são bulas com informação obrigatória em qualquer produto e absolutamente imprescindível em detergentes, nos quais se utilizam compostos potencialmente perigosos e outros assinalados como tóxicos ou venenosos. A sua obrigatoriedade é imposta pela lei, com vista à segurança, e a sua veracidade deve ser assegurada por entidades competentes e laboratórios independentes. Empresas profissionais e fiáveis são claras sobre todas as advertências e fornecem toda a informação necessária.

Para que servem?

Os rótulos servem para informar acerca dos seus ingredientes, sobre formas seguras de manuseamento, armazenamento e adequado descarte em final de vida ou do prazo de validade, o qual também deve ser indicado no rótulo. Perigos associados, como proceder e quem contactar em caso de mau uso ou de incidentes são outras informações úteis sobre as quais se deve inteirar num rótulo.

Porque são importantes?

Acima de tudo, os rótulos destinam-se a ajudar os consumidores e utilizadores a fazer as melhores escolhas e a saber como utilizá-las de forma responsável e segura.

 

Ao que deve prestar atenção nos rótulos de produtos de limpeza industriais

  • Composição

A composição dos produtos, os seus principais agentes e de que forma agem e sobre que tipo de sujidade é não apenas informação útil para selecionar o produto, como para eleger aqueles a que não é alérgico e que não representam riscos para a saúde ou o meio-ambiente. Permite ainda, em função dos seus componentes e da percentagem da sua presença e concentração, comparar a sua potencial eficácia perante produtos semelhantes.

 

  • Indicações

Como usar os produtos de limpeza industrial corretamente, em que tipo de sujidade ou com que propósito, se exigem ou não diluição, qual a diluição recomendada, como devem ser aplicados e em que superfícies podem e não podem ser utilizados, bem como qual o tempo recomendado de atuação e a correta forma de enxaguamento são informações a que deve prestar a maior atenção. Delas depende a adequação da limpeza, a eficácia da higienização, a proteção dos materiais e da saúde de quem os manuseia e de todos aqueles que utilizarão os equipamentos ou áreas sujeitas à ação dos produtos.

 

  • Alertas

Todos os rótulos dão ainda indicações precisas acerca de potenciais riscos do uso do produto, seja para a saúde humana, o ambiente ou os próprios materiais e superfícies. Saber se um componente é inflamável, corrosivo, abrasivo ou irritante, ajuda a definir linhas vermelhas e a prevenir acidentes. Medidas imediatas de primeiros socorros e linhas de apoio são igualmente fornecidas e fazem parte da responsabilização dos fabricantes.

 

  • Armazenamento

A forma correta de armazenar os produtos de limpeza industrial é outra indicação preciosa a que deve prestar atenção e que deve ser seguida à letra. Luz solar direta, fontes de calor, temperatura ambiente recomendada, como deve voltar a fechar a embalagem, de que forma o contacto com o ar pode afetar o tempo de validade da sua composição ou prejudicar a eficácia dos seus componentes, e como deve proceder para descartar restos de produto ou a sua embalagem definem todas as boas práticas que deve levar a cabo.

 

Desconfie de produtos de limpeza industrial ou marcas

… cujos rótulos não sejam legíveis, não estejam completos ou falhem em fornecer toda a informação indispensável e atrás descrita.

… que se assumam 100% orgânicos, não tóxicos, eco-friendly ou sustentáveis, mas cujos componentes ou fórmulas não sejam devidamente descritos. Afirmações sobre a vertente ‘verde’ de um produto são difíceis de aferir até porque os termos não estão devidamente definidos e apregoá-los pode revelar má-fé e esconder mentiras.

 

Boas práticas

Sempre que manusear ou empregar produtos de limpeza industriais deve estar ciente de que está a lidar com fórmulas químicas e que tudo em nosso redor tem uma natureza química, incluindo o corpo humano, o que significa que pode haver reações. Estas podem apenas tornar a ação das fórmulas ineficazes, ou comprometer a saúde humana e do planeta ou causar explosões ou danos graves. Assim, corretos procedimentos devem sempre acautelar:

  • A prévia leitura dos rótulos
  • O cumprimento das instruções do fabricante
  • Não misturar produtos
  • Não empregar mais produto do que o indicado
  • O cumprimento da diluição recomendada
  • Assegurar os tempos de atuação
  • O uso de equipamentos de proteção pessoal (EPP), como óculos, luvas, botas, máscara, aventais e outros, para proteger olhos, boca, nariz e pele
  • A eficaz lavagem das mãos e da roupa após o uso de produtos químicos, mesmo daqueles que se considerem inofensivos
  • O correto arejamento das zonas a limpar, para evitar fumos tóxicos ou vapores ou apenas para impedir a indevida inalação
  • A interdição de acesso ou contacto de crianças ou animais
  • O correto e total descarte das embalagens vazias ou com produto fora de prazo
  • A partilha de informação e de todos os alertas com todos os utilizadores ou utentes do espaço
  • Formação adequada e permanente das pessoas encarregadas da limpeza com produtos de limpeza profissionais

Em caso de dúvida, deve contactar o seu fornecedor ou diretamente o fabricante, pois empresas comprometidas com a comunidade e o planeta estão aptas e interessadas em dispensar toda a informação necessária e em manter a máxima segurança.

Estamos aqui para ajudar.



Partilhe este post!
Scroll to Top