Ambientes fabris são de grande ebulição e enorme azáfama diária, em alguns casos, com turnos ininterruptos de produção, constante rotação de pessoal e permanente entrada e saída de materiais, veículos e equipamentos. Manter limpos e seguros todos os setores, da linha de produção ao embalamento, armazenamento e transporte, requer um bom e consistente planeamento. Só assim se evitam acidentes, se promove o bem-estar dos trabalhadores e acautela a qualidade da produção. Tudo assenta em consistentes e permanentes procedimentos de higienização, onde produtos de limpeza industriais desempenham um papel vital.
A fim de evitar acidentes, onerosas paragens na linha de produção e ainda aumentar a capacidade produtiva na indústria, deve seguir alguns passos básicos e assegurar-se de que são do conhecimento de todos e que toda a equipa neles se envolve. Deles resultam ainda ambientes de trabalho seguros e promotores de bem-estar.
Dicas úteis para uma segura e máxima produtividade
- Qualidade do ar
A qualidade do ar, em qualquer setor de atividade, é fundamental. Um requisito ainda mais preocupante em ambientes de cuja atividade resultam pós, cheiros potencialmente tóxicos, fagulhas, limalhas, humidade, calor, ruído… Manter as zonas arejadas, a uma temperatura ideal e o ar respirável é uma preocupação básica e de máxima importância.
- Chão desimpedido
Cada zona de trabalho deve estar concebida para as tarefas que aí se desempenham e para o número de trabalhadores que a ocupam e que por ela circulam. O chão deve estar desimpedido de cabos, correntes, ressaltos, equipamentos móveis ou qualquer outro obstáculo que impeça uma livre e segura circulação de pessoas, materiais, ferramentas e maquinaria.
- Chão limpo
De entre todos os cuidados, este é o mais necessário e exigente em ambientes fabris, por natureza zonas de enorme tráfego. Tropeções, escorregadelas e quedas são as queixas mais frequentes e devem-se maioritariamente a salpicos de óleo, acumulação de resíduos e gorduras ou restos de detergentes mal ou inadequadamente aplicados. Chão sujo é o maior inimigo de trabalhadores e de máxima produtividade. Se manter o chão desimpedido depende de uma otimização do layout do espaço e de uma boa adequação do mesmo e dos equipamentos às tarefas nele a desempenhar, já a limpeza exige conhecimento e produtos profissionais. Soluções e técnicas de limpeza domésticas são absolutamente desadequadas para a manutenção e higienização de indústrias. Uma correta limpeza depende de conhecimento profissional e produtos específicos, pelo que a higienização e manutenção devem ser um departamento profissionalizado dentro da própria fábrica ou depender de equipas técnicas contratadas.
- Rituais de limpeza
Devem elaborar-se escalas de limpeza ajustadas ao tipo e grau de produtividade, bem como ao fluxo e nível de ocupação do espaço. Deve haver manutenções diárias, semanais e mensais, com diferentes tipos de ação, conforme a quantidade de sujidade resultante da própria atividade.
- Individuais
Defina e implemente procedimentos regulares e consistentes que envolvam e responsabilizem cada trabalhador, como seja o de manter ferramentas e equipamentos sempre no local devido, arrumar imediatamente tudo aquilo que já não esteja em utilização e manter a sua zona de trabalho desimpedida e arrumada na medida do possível. Criar em cada profissional o hábito de limpar e arrumar logo que possível, institucionaliza a necessidade de asseio e fomenta ambientes mais seguros e saudáveis, maximizando ainda a capacidade produtiva.
- Profissionais
A limpeza industrial implica conhecimento, produtos, técnicas e equipamentos profissionais. Requer ainda uma panóplia de soluções químicas adequadas a cada tipo de sujidade, que as mesmas não deixem resíduos após a sua utilização, que não comprometam os materiais nem o bom funcionamento da maquinaria, nem poluam o ar. Requisitos que apenas produtos de limpeza profissionais, especificamente concebidos para cada setor podem garantir.
Mais do que mera limpeza, uma ação profissional implica também cuidados de manutenção, que permitam limpar peças e máquinas sem prejudicar ou debilitar as suas características e capacidades, lubrificação ou agilidade das assemblagens. Isso não se alcança com produtos de supermercado.
- Arrumação e armazenamento
Em qualquer indústria tudo é medido em toneladas e é colossal o nível de circulação de pessoas, materiais e equipamentos. Um fluxo e uma escala que exigem soluções de arrumação e armazenamento que facilitem o trabalho e garantam a segurança de tudo e de todos. Prateleiras mais baixas para equipamentos mais pesados, módulos de arrumação acessíveis e de prática utilização, unidades móveis para fácil transporte e deslocação de ferramentas ou peças, locais próprios para cada tipo de produto e adequado armazenamento de materiais perigosos são soluções a serem estudadas e implementadas. São vitais para a segurança dos trabalhadores e aumentam a produtividade, por agilizarem as tarefas a desempenhar.
- Gestão e reciclagem de lixo e desperdícios
Não basta reforçar a necessidade de limpeza e asseio das zonas de trabalho, há que promovê-las e facilitá-las. Isso passa por disponibilizar, nas zonas onde são mais necessários, contentores adequados a cada tipo de lixo ou desperdício, distinguindo aqueles que se destinam à reciclagem. Todos os contentores devem estar corretamente identificados e serem de fácil acesso. Isto economiza tempo e ajuda a manter as áreas limpas e desimpedidas. Facilita e agiliza ainda o trabalho das equipas de limpeza.
Ordem, segurança, limpeza e maximização de produtividade são entidades interdependentes que aumentam o lucro e a satisfação dos funcionários. Uma empresa financeiramente rentável, por sua vez, reforça a necessidade e o gosto pela ordem, a segurança, a limpeza e o constante aumento de bons desempenhos profissionais.
Podemos ajudá-lo neste caminho, através de uma variada gama de soluções profissionais, desenhada exclusivamente para todas as necessidades industriais. Podemos ajudá-lo ainda a desenvolver produtos para fins específicos, com o esmero de uma empresa ‘boutique’, onde tudo é feito ‘por medida’.
Consulte-nos. Vamos surpreendê-lo!