O propósito não é testar a sua cultura geral, nem meramente que passe um divertido momento de leitura. Gostaríamos, sim, de contagiá-lo com a ideia de que as limpezas não são uma atividade maçadora nem devem ser aborrecidas. Freddy Mercury no videoclip do tema I Want to Break Free, já o tinha provado. Numa época ainda de crise sanitária, em que desinfeção e higienização passaram a fazer parte das nossas preocupações, importa conferir um lado lúdico aos esforços diários para manter o asseio. Além de promoverem a saúde e o bem-estar em qualquer ambiente, doméstico ou profissional, as limpezas são uma atividade que liberta o cérebro, diminui o stress e ainda queima calorias. Pelo meio, fica tudo num brinquinho.
- As limpezas podem queimar até 200 calorias por hora
Depende, obviamente, da área a limpar, do tipo de limpeza e da intensidade com que a ela se dedica. O certo é que se é adepto de limpezas energéticas e frequentes, ou se apenas não está com tempo para ir ao ginásio, não tem desculpa para não se manter em forma.
- Os germes podem sobreviver até três dias numa superfície
Fãs de locais húmidos e quentes, como são as cozinhas e as casas de banho, as bactérias conseguem sobreviver durante três dias, reproduzindo-se sempre, ou seja colonizando áreas cada vez mais extensas. Em superfícies secas ou frias não vivem mais do que umas horas, com algumas exceções, como é o caso da salmonela, que se aguente por 24h.
- Mais de três mil tipos de bactérias são encontrados no dinheiro
Não estamos a sugerir que ‘lave dinheiro’, nem literal nem metaforicamente, mas antes que se acautele com o seu manuseamento. Intoxicações alimentares, infeções cutâneas e tantos outros sobressaltos para a saúde podem ser causados por dinheiro sujo, que já circulou por inúmeras mãos e percorreu muitos quilómetros, acumulando um sem-fim de germes e microrganismos.
- Só deve puxar o autoclismo depois de baixar o tampo da sanita
O refluxo de água na sanita provoca salpicos e o mesmo é dizer que permite que os germes que se encontram no interior da sanita viagem pelo ar até ao lavatório ou ao chão, ou se depositem em objetos de uso diário, como escovas de dentes. Vale a pena estar atento.
- Os desinfetantes necessitam de tempo de atuação
A maior parte das pessoas utiliza todos os detergentes da mesma forma, sem os deixar atuar. Isso funciona com alguns detergentes de lavagem e limpeza – verifique sempre o rótulo do fabricante –, mas não com os desinfetantes. Todos os produtos antibacterianos requerem tempo de atuação, caso contrário não são eficazes. O tempo de atuação depende do fabricante, do tipo de desinfeção e da quantidade de sujidade a remover.
- Lavar a louça combate o stress
Não é tão simples quanto isso, mas é quase. Investigadores da norte-americana Florida State University concluíram que quando associada a rituais de atenção plena, ou mindfulness, a tarefa de lavar a louça reduzia o stress em 27% dos indivíduos e aumentava a sua criatividade em 25%. Parece que devemos todos prestar mais atenção às pequenas tarefas de todos os dias.