A limpeza e desinfeção de qualquer espaço ou equipamento, mais do que esmero e asseio, denuncia preocupação com a segurança e o bem-estar de funcionários e clientes e com a durabilidade de materiais e maquinaria. Uma questão ainda mais sensível quando aplicada ao chão. Quando negligenciada, mal efetuada ou realizada com produtos inadequados, a limpeza de pavimentos acarreta inúmeros e sérios riscos. Só quem não se dedica ao tema descura a sua importância, inclusive, ao nível de custos e de imagem da empresa.
Agir bem antes para não remediar depois
Qualquer estratégia de segurança no local de trabalho ou de planeamento de manutenção deve dar particular atenção ao piso –seja na envolvência das zonas de fabrico ou produção, seja em escritórios ou locais de passagem – e colocar em prática boas técnicas de limpeza e de manutenção do chão. Um cuidado que deve ser redobrado em locais húmidos, que estejam sujeitos a salpicos de gordura ou acumulação de detritos ou particularmente suscetíveis ao aparecimento de germes, como sejam casas de banho, cozinhas ou copas. Mitigar o risco de acidentes, por via de escorregadelas e quedas, deve ser uma preocupação constante de empregadores e funcionários.
Uma questão de química
Não basta limpar, lavar ou desinfetar assiduamente e convém ter em mente que perceção de limpeza não é sinónimo de real limpeza, desengorduramento e desinfeção. Um plano de limpeza eficiente e seguro é aquele que sabe eleger os melhores produtos e os agentes mais eficazes para cada situação. Pavimentos engordurados, como os de oficinas, alguns ambientes fabris ou cozinhas industriais não devem ser lavados com produtos que deixem resíduos de sabão, os quais se tornarão perigosamente escorregadios ao menor índice de humidade ou salpico. Um risco que não é visível enquanto o produto está seco, mas que é pronúncio de acidente à menor adição de água. O mais indicado são produtos desengordurantes, especialmente desenvolvidos para pavimentos e, dentro destes, que sejam desenvolvidos para fins específicos, como sejam a desinfeção de zonas contaminadas, desengorduramento ou desincrustação. Apenas sabão não basta, nem é eficaz para a remoção de todo o tipo de detritos. Razão pela qual a Morchem desenvolveu produtos de limpeza de pavimentos exclusivos para hotelaria, transportes e indústria, que servem diferentes necessidades e propósitos, incluindo hospitalares e que acautelam as características dos pavimentos a tratar. Produtos que agem sabiamente são mais eficazes, logo, mais económicos, além de evitarem gastos e transtornos extra, aos quais se está sujeito em caso de qualquer tipo de acidente. Conhecer as características do piso, o tipo e grau de sujidade que nele se acumula diariamente, quais os produtos indicados a cada situação e elaborar um plano de procedimentos de limpeza adequado é fundamental para assegurar a higiene e garantir a segurança. Revela-se tão importante para a eficiência produtiva, como para o bem-estar dos funcionários. Para quem chega de fora passa a imagem de profissionalismo. O departamento financeiro da sua empresa chamar-lhe-á uma boa gestão de recursos, e o departamento de marketing não necessitará de melhor cartão de visita.
Uma questão de tempo
Eleitos os agentes e os produtos mais adequados a cada necessidade de limpeza, não se deve menosprezar as indicações do fabricante, mais ainda em relação a fórmulas concebidas para desengordurar, desincrustar, solver ou desinfetar. Qualquer uma destas ações requer tempo de atuação dos químicos para um resultado eficiente, o qual poderá ter de ser mais prolongado em função do grau de sujidade a remover. Já que falamos de tempo, outro fator a ter em conta é o material de que o pavimento é feito. Metal, tijoleira cimento ou madeira não requerem o mesmo tipo de tratamento, a bem da sua manutenção e longevidade. Saber tratar bem as instalações prolonga a vida das infraestruturas e aumenta o bem-estar de funcionários e clientes, e esse é um património a acarinhar por qualquer empresário. A isso acresce uma sólida imagem de rigor e aprumo que fala pela empresa e pode ser fator decisivo na hora de escolher um produto ou serviço.