Ambientes de Trabalho à Prova de Coronavírus

Bons e robustos protocolos de higiene e segurança são o melhor agente na proteção de doenças contagiosas, como a COVID-19, e neles todos nos devemos envolver ativamente, seja em casa, no local de trabalho ou em espaços públicos.

Vamos recapitular

Etiqueta respiratória, lavagem de mãos, álcool-gel, uso de máscara, lavagem e desinfeção de superfícies e pontos de toque comuns, como sejam maçanetas, corrimãos, interruptores, monitores touch-screen, teclados, telefones, alavancas, maquinaria e equipamentos vários. Tudo isto entrou no nosso léxico. Mais do que isso, entrou nos nossos hábitos diários, por via do real receio de contágio e da repetição das recomendações vindas da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

O tempo, porém, torna laças as malhas apertadas com que iniciámos o combate ao vírus, pelo que o melhor, além de relembrar e recapitular, é ter sempre presentes e visíveis os procedimentos adequados para que o seu local de trabalho seja à prova da COVID-19, famigerada doença propagada pelo novo coronavírus ou SARS-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Grave – Coronavírus – 2).

Limpeza e desinfeção

  • A equipa responsável pela limpeza e desinfeção deve proceder à correta higienização dos espaços antes do início de cada turno de trabalho.
  • Os profissionais de limpezas devem estar protegidos com os necessários equipamentos de proteção individual, sendo que luvas e máscaras são de uso imperioso.
  • A higienização deve obedecer a uma escala rigorosamente cumprida, a qual deve contemplar tantas lavagens quanto as exigidas, em função de setores de atividade, número de funcionários e rotatividade de pessoal.
  • Assegure, pelo menos, duas a três lavagens e desinfeções ao longo do dia, ou a cada duas ou três horas, para diminuir o risco de possível contágio. 
  • Esta tarefa deve estar entregue a equipas profissionais, as quais deverão receber a devida formação e treino.
  • Confie apenas em produtos profissionais e fórmulas específicas para cada função.
  • Após a lavagem, todos os espaços, superfícies, soalhos e equipamentos devem ser correta e eficazmente desinfetados.
  • Na hipotética falta de desinfetantes no stock da empresa, lixívia diluída em água deve ser utilizada em sua substituição. Atente apenas no facto de a lixívia ser corrosiva e não poder ser utilizada em todo o tipo de materiais.
  • Panos, mopas e esfregonas devem ser substituídos a cada lavagem e devidamente higienizados e desinfetados.
  • Pontos de contacto frequentes devem ser meticulosa e repetidamente limpos com agentes químicos com ação desinfetante.
  • O lixo deve ser despejado frequentemente.

Copas e cozinhas

Reorganize as áreas comuns da sua empresa e crie turnos para que os funcionários as possam utilizar em segurança. Remova cadeiras na zona de refeições e afaste mesas, para que não haja a tentação por parte dos funcionários de se juntarem e disporem à mesa de forma indevida.

Mantenha visíveis recomendações e boas práticas de uso e de higiene de todos os equipamentos comuns.

A empresa deve disponibilizar:

– Máscaras faciais e álcool-gel e estes devem estar visíveis e ser de fácil acesso.

– Lenços de papel.

– Baldes do lixo individuais.

– Caixas fechadas para descarte higiénico de lenços de papel, guardanapos e outros suportes higiénicos de uso individual.

– Informação clara e precisa. Por exemplo, deve exibir, em locais bem visíveis e de passagem, cartazes com instruções sobre etiqueta respiratória e como lavar as mãos e outros procedimentos exigidos nesta fase.

– Equipamentos e estratégias alternativas às tradicionais reuniões presenciais.

– Determinar escalas e turnos, para impedir ter todos os funcionários no mesmo espaço ao mesmo tempo.

– Elaborar um plano de contingência para o caso de se verificar a presença do vírus em algum dos seus departamentos.

– Promover o teletrabalho, sempre que possível.

– Proteger os mais vulneráveis, sem criar estigma ou discriminação.

Ao menor sinal da presença do vírus, devem acatar-se todas as recomendações em vigor, ainda que perante poucos ou ligeiros sintomas, bem como seguir o protocolo determinado pelo Serviço Nacional de Saúde e proceder às quarentenas profiláticas que se considerem necessárias.

Sobre os produtos de limpeza e desinfeção mais adequados a cada tarefa ou material, não hesite em falar connosco. A Morchem desenvolve fórmulas rigorosas de eficácia comprovada e tem uma vasta gama de produtos que serão o seu braço armado na luta contra esta pandemia.

Juntos somos mais fortes e mais capazes.



Partilhe este post!
Scroll to Top