O pó, durante o verão, e a lama, no decurso dos meses de inverno, são dos piores inimigos de jantes e pneus. Enquanto deixar a carroçaria num brinquinho apresenta menores dificuldades, já as jantes requerem atenções redobradas, uma vez que além de limpas e corretamente desincrustadas importa ainda não riscar os materiais, menos ainda danificar qualquer componente do sistema de travões. Esses cuidados requerem não apenas procedimentos corretos como produtos adequados e de qualidade.
Antes de mais…
- … não lave as jantes enquanto estiverem quentes
- … importa saber que jantes e pneus devem ser lavados em primeiro lugar, para que quaisquer detritos ou salpicos gordurosos e de sujidade não comprometam a subsequente lavagem da carroçaria, nem risquem ou adulterem a sua integridade.
- … deve utilizar água e equipamentos de limpeza exclusivos para as jantes e os pneus e outros para a restante lavagem do carro. Não apenas evita levar certo tipo de sujidade para onde ela não existia, como impossibilita riscar a pintura e os cromados do veículo.
- … opte por produtos de limpeza fiáveis e eficazes, que garantam uma boa manutenção, enquanto asseguram igualmente a boa preservação dos materiais.
- … verifique quais os produtos mais adequados a cada tipo de material. Leia atentamente as instruções dos produtos, não os use indiscriminadamente em todas as superfícies a limpar, lavar ou polir, e respeite os tempos de atuação sempre que indicados pelo fabricante. Neste ponto, bem como em todo o processo, pode sempre contar com a nossa ajuda e da nossa vasta gama de produtos químicos criados exclusivamente para veículos.
Lavagem passo a passo
1 – Comece por uma primeira lavagem apenas com água. Utilize uma máquina de alta pressão ou adapte um bico de pulverização a uma mangueira, a fim de remover poeiras e lamas e soltar qualquer outro detrito.
2 – Detritos endurecidos ou gordurosos oferecem maior resistência, pelo que, depois de passar um forte esguicho de água em todas as rodas, deve utilizar soluções químicas adequadas a fim de remover toda a sujidade visível ou percetível ao toque. MC 80, um dos produtos Morchem concebidos exclusivamente para a lavagem de jantes, é um preparado à base de uma equilibrada mistura de ácidos e inibidores adequados, e está indicado para jantes de ferro e algumas de liga leve. Com uma base alcalina, o inovador MC-800, outro dos nossos ‘entendidos’ na matéria, é o especialista das jantes de alumínio e de liga leve, as quais limpa, abrilhanta e pule, sem riscar nem corroer.
3 – É chegada a hora de remover os agentes de limpeza chamados a atuar no passo anterior. Prepare um bom champô para carros – a nossa lista é bastante completa – e lave bem todas as reentrâncias com a ajuda de um pano ou luva de microfibra ou com uma esponja ou escova suaves, indicadas para o efeito. Para chegar a zonas mais remotas, pode usar um pincel de cerdas delicadas.
4 – Enxague bem, garantindo que não restam resíduos de sujidade ou de espuma.
5 – Seque bem as jantes, recorrendo a uma camurça ou pano de microfibra.
6 – Termine esmerando-se nos pneus, aplicando um abrilhantador. Morclean-PNB não apenas cumpre essa tarefa, como passa com distinção, uma vez que recupera a cor e o brilho dos pneus e ainda os protege. Composto por extratos naturais e hidratantes que fazem parte da composição da borracha, é um aliado de peso, melhorando não apenas o aspeto como preservando as qualidades dos pneus. Pode preferir o MORCLEAN-PNC, formulado especificamente para limpar, proteger e dar brilho aos pneus e para-choques e que tem a mais-valia de atuar como repelente de água, o que ajuda a prolongar a duração da lavagem e do tão desejado ar de novo, limpo e protegido.