higiene desinfeção e segurança na hotelaria e restauração

Cozinhas industriais: Produtos indispensáveis para ambientes asséticos

Manter limpo, adequadamente higienizado e absolutamente desinfetado qualquer espaço, requer conhecimento, rigorosa e frequente manutenção e agentes químicos adequados a todas as superfícies e tipos de sujidade. O assunto torna-se mais delicado e premente quando se trata de espaços públicos, com implicação direta na saúde pública, e ainda mais exigente se nos referimos a cozinhas industriais, onde se armazenam e confecionam produtos orgânicos, de origem vegetal e animal. Estes são ambientes, por natureza, geradores de humidades e propícios a germes e bactérias resultantes do manuseamento de alimentos crus e sangue animal.

Ainda que o tema seja sério e preocupante, não precisa de se atormentar. Tudo o que necessita de fazer é manter atualizada uma lista completa de todos os produtos profissionais mais indicados a cada situação, e uma boa gestão de stock. Para facilitar, deixamos uma relação de tipos de produtos de limpeza para cozinhas industriais que não podem faltar na sua despensa. Uma última nota: uma cozinha industrial necessita de soluções industriais, eficazes e seguras, que garantam que o trabalho não apenas fica bem executado como com toda a segurança para a saúde de funcionários e comensais. Isto por que, quanto mais direcionada e ajustada é a combinação química, melhor e mais bem-sucedido é o resultado.

Detergente para lavagem de louça

Cozinhas industriais são zonas concebidas e equipadas para preparar dezenas e, em alguns restaurantes e hotéis, centenas de refeições diariamente. Isto resulta numa infinidade de louça, copos, talheres, tachos, panelas, frigideiras, bancadas, máquinas e equipamentos vários que necessitam de estar a ser constante e ciclicamente lavados, secos e aptos a receber novas confeções. A necessidade de detergentes eficazes para lavar e desengordurar a louça não carece de menção, pelo que são parte integrante de qualquer lista de compras. A Morchem disponibiliza para o efeito uma gama completa e extensa de fórmulas químicas que vão de detergentes multiusos aromatizados, soluções bactericidas – caso de MORPLATE TOP BAC, que respeita o HACCP (sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) –, dermatológicas, concentradas e de secagem rápida, a detergentes especialmente vocacionados para máquinas de lavar, concebidos para águas duras, ou formulados para uma secagem rápida.

Limpeza do queimado de tachos e panelas

Em cozinhas industriais, o uso extremo a que todos os utensílios são sujeitos vai deixando manchas inestéticas, se não se agir atempadamente na sua correta manutenção e limpeza. Fundos queimados e marcas do lume são um sério problema. Primeiro, porque é necessário remover qualquer resíduo de alimentos anteriormente cozinhados, por outro, por dar um aspeto de velho e ‘sujo’. Para esse efeito exclusivo, a Morchem desenvolveu MC-80 TP, um produto especializado na remoção de fundos queimados de tachos e panelas e manchas escuras resultantes do fogo.

Detergentes para tábuas de corte

Elaborado cirurgicamente para a eliminação de sangue das tábuas de corte, TABCLEAN é formulado à base de ácido paracético e um indispensável numa cozinha industrial.

Desengordurantes e desincrustantes

Com ou sem aroma, os detergentes desengordurantes e desincrustantes são forçosamente obrigatórios em qualquer cozinha e, de forma mais premente, em cozinhas industriais, tanto para limpar bancadas e equipamentos, como o próprio pavimento. Não se esqueça de reforçar a limpeza com fórmulas extra potentes, especificamente desenhadas para gorduras difíceis, como é o caso de MC-2, concebido para higienização de fornos, grelhas, panelas e frigideiras.

Limpeza e desinfeção de mãos

Sabonetes líquidos, em dispensadores de fácil acesso e em diversos locais bem visíveis e onde se mostrem mais necessários, são obrigatórios para a lavagem de mãos dos funcionários. Um gesto que, numa cozinha industrial, deve ser efetuado a cada nova tarefa. Além das fórmulas regulares é imperioso que sejam igualmente disponibilizadas soluções asséticas e álcool-gel desinfetante, para a correta higienização de mãos, em ambientes que lidam com produtos, ingredientes e equipamentos tão distintos e manuseados por inúmeras pessoas.

Limpeza de pavimentos

O chão de uma cozinha industrial deve manter-se desimpedido de obstáculos, imaculadamente limpo de detritos e devidamente desengordurado e desincrustado. Não apenas para impedir o desenvolvimento de microrganismos patológicos – frequentes em ambientes quentes, húmidos e onde circulam alimentos crus e confecionados –, como para evitar acidentes devido a escorregadelas e quedas. Existem soluções químicas desengordurantes específicas para pavimentos, algumas delas hiperconcentradas, outras com controlo de espuma ou de base ácida, desenvolvidas para atuar de forma eficiente em pisos muito encardidos sem danificar os pavimentos.

Limpeza de superfícies

Desinfetantes com bioálcool ou clorados são um garante de asseio e desinfeção e são de presença obrigatória no stock de qualquer cozinha industrial. ME-9 é um deles. Especificamente formulado para as exigências da indústria alimentar, tem propriedades desinfetantes eficazes na proteção contra vírus, fungos, germes, bactérias gram-positivas e gram-negativas. CLOROPOL – pastilhas de cloro estabilizado – é um agente que se encarrega da prevenção de intoxicações alimentares e pode ser aplicado em todas as superfícies, incluindo nas que estão em contacto com os alimentos.

A Morchem dispõe ainda de fórmulas ecológicas, uma delas o MORPUR. Trata-se de um detergente que limpa, desinfeta e desodoriza superfícies complexas e desafiantes, como as da indústria alimentar, mas igualmente indicado para escritórios, balneários, hotéis, restaurantes, cantinas e outros locais públicos.
Para elaborar um inventário criterioso, onde nada falte para a manutenção da salubridade de qualquer tipo de cozinha industrial, não deixe de nos consultar. Ajudaremos a orientá-lo na elaboração da sua lista de essenciais, para que faça as melhores e mais económicas opções de compra.



Partilhe este post!
Scroll to Top