Um bom plano reduz custos, prolonga a vida dos veículos e ainda é amigo do ambiente
Da bicicleta ao avião
Como aumentar a performance de cada veículo? Como prolongar a sua operacionalidade e tempo de vida no ativo? Como reduzir o consumo de combustível? Como contribuir para uma menor emissão de gases poluentes para a atmosfera? Como rentabilizar e tornar uma frota mais eficiente? Como economizar os custos de um negócio de transportes? Como rentabilizar rotas? Como reduzir o desgaste de peças? Como prevenir acidentes e contratempos? Como aumentar a segurança de funcionários e utentes ou da carga transportada? Um bom gestor de frotas conhece bem a resposta a todas estas questões, até porque se resume a uma: ativando um rigoroso e eficaz plano de limpeza, manutenção e revisão da frota.
Mesmo a título particular, a limpeza de veículos motorizados não deve ser encarada como mero polimento exterior, a fim de manter o brilho e aspeto novo da carroçaria e do seu interior. Uma manutenção exigente e profissional não se limita a procedimentos de ‘maquilhagem’, ainda que, de caminho, também estes se verifiquem. Um adequado plano de manutenção faz a leitura correta de indicadores de stress e de desgaste, deteta e previne atempadamente corrosões e deteriorações, falhas a serem colmatadas, peças a serem substituídas e oxidações próprias do uso e desgaste a serem tratadas. Antevê ainda a necessidade de lubrificação e impede paragens mais prolongadas dos veículos em caso de avaria, reduzindo a possibilidade de acidentes, aumentando a vida das viaturas e a produtividade da empresa, bem como o seu lucro e a segurança dos ocupantes. Uma boa e regular limpeza e manutenção é uma necessidade que abrange todo o tipo de veículos, das bicicletas às aeronaves, das transportadoras de passageiros às de carga, dos pequenos negócios às gigantes empresas do ramo, com óbvio prolongamento para a indústria e a construção civil, onde se incluem vários tipos de motores, máquinas e maquinarias pesadas, como gruas, empilhadoras, guindastes, andaimes e outros equipamentos de desgaste rápido e com implicações sérias para a segurança pública e de operários. Não esquecer ainda que veículos afinados e revistos regularmente não são apenas mais eficientes, são também menos poluentes.
Peça a peça, produto a produto
Limpeza, neste ramo de atividade, não se resume a lavagem, não se limita a água e sabão. Ela engloba um amplo leque de procedimentos, boa práticas e de soluções químicas orientados especificamente para diferentes componentes:
– Lavagem, manutenção e proteção de diferentes tipos de peças e materiais, sujeitos a distintos tipos de desgaste e que vão do aço ao plástico
– Eliminação de uma vasta gama de resíduos, desde poeiras acumuladas a alcatrão
– Polimento e lubrificação de assemblagens complexas e em constante esforço
– Limpeza de motores
– Limpeza de travões e discos de embraiagem
– Lavagem de jantes
– Adição de refrigerantes e anticongelantes
– Polimentos com ceras abrilhantadoras que repelem a água de vidros e outras superfícies
Devem estar contempladas num plano rotineiro de revisões várias verificações, que vão da bateria, aos cabos, correias e correntes, filtros, travões, pneus, suspensões, níveis de óleo e de água, velas, caixa de fusíveis, direção… E devem forçar-se revisões não previstas sempre que qualquer ruído ou alteração no comportamento do veículo indiciar que alguma coisa não está bem.
Não deixe para amanhã
Qualquer descuido ou atraso, em atividades que envolvem veículos e maquinaria pesada, pode implicar sérios riscos, incluindo de vida, tanto para funcionários como para utentes e utilizadores. Pode ainda significar o fim de linha ou avultadas reparações em máquinas e equipamentos de enorme valor. Um regular olhar profissional, limpeza e revisão frequentes evitam acidentes e reduzem custos a vários níveis.
A Morchem disponibiliza uma linha completa e detalhada de soluções desenhadas exclusivamente para o setor dos transportes. São dezenas de produtos que vão dos detergentes de pré-lavagem com ação de remoção de fuligens, champôs e detergentes perfumados, a produtos de limpeza de motores, incluindo elétricos em carga. Inclui detergentes ácidos e alcalinos para lavagem de jantes e azulejos, solventes para lavagem de peças, massa para limpeza de mãos, massa e gel líquido para montagem de pneus, limpa vidros e soluções para remoção de manchas e resíduos calcários. Esquecemo-nos de mencionar detergentes de controlo de espuma para limpeza de estofos e alcatifas, refrigerantes e anticongelantes orgânicos, abrilhantadores de plásticos e verniz abrilhantador especificamente para motores? Pois eles também estão contemplados na nossa vasta gama de soluções profissionais, bem como muitos outros não referidos que pode verificar aqui. Fale connosco, conhecemo-los melhor do que ninguém e saberemos identificar as suas necessidades. Podemos até fabricar agentes à la carte, se necessitar de algo específico. Não é por capricho que temos laboratório próprio, é porque sabemos reconhecer as necessidades do mercado e as suas em particular.