No setor industrial, talvez mais do que em qualquer outro, produtos e procedimentos de limpeza implicam uma abrangência e inúmeras especificidades que excedem, em muito, a mera higienização do espaço, do ar e dos equipamentos. Em ambiente fabril, a limpeza terá sempre de ser encarada como uma parcela da premente exigência de manutenção industrial, ou seja, de manter espaço e equipamentos rigorosamente limpos e otimizados, pois desse zelo depende a eficiência de toda a produção. Nestes contextos, as boas práticas de manutenção apresentam-se como uma categoria primordial, quase um setor dentro do setor, que contribui para uma maior durabilidade de estruturas e equipamentos, garante a otimização de resultados, aprimora o produto final e assegura o bem-estar dos funcionários. Em ambiente industrial, uma boa limpeza só o é verdadeiramente se eliminar impurezas, facilitar procedimentos, lubrificar, diminuir atritos, prevenir incidentes e desbloquear ‘caprichos’ mecânicos.
As novas exigências
As particularidades de cada equipamento, a sofisticação dos novos materiais, o surgimento de novas e mais complexas ferramentas tecnológicas, a um ritmo cada vez mais célere, e a acuidade que estas exigem requerem atenção extra, produtos mais eficazes e soluções de fácil aplicação e ação rápida, que acompanhem as necessidades e respeitem o ritmo produtivo de cada empresa. Produtos, eles próprios, sujeitos a constante melhoramento e atualização, em conformidade com as demandas legais e o premente compromisso com o ambiente.
Atenta a todas estas exigências, a Morchem desenvolve, em laboratório próprio, produtos desenhados para cada necessidade, os quais são, eles mesmos, revisitados amiúde, em prol de constante melhoramento e otimização. A vasta gama de produtos químicos Morchem concebidos exclusivamente para a manutenção industrial, cobre todas as necessidades, desde a limpeza ao necessário desengorduramento, até soluções de aplicação complexa que visam a proteção anticorrosiva e o tratamento de superfícies. Chegados aqui, ao maior traço distintivo do setor, a complexa e variada maquinaria industrial, o conceito de limpeza passa a querer dizer ainda mais coisas, como lubrificação industrial. Componentes mecânicos, a sua assemblagem, a sua mobilidade e previsível desgaste, devido ao uso intensivo, exigem constante manutenção e o recurso assíduo a lubrificantes adequados.
Lubrificação
Os lubrificantes industriais são o verdadeiro braço armado da limpeza em ambiente fabril. Funcionam em várias frentes e estão para a limpeza industrial como os detergentes para qualquer outro tipo de higienização.
Lubrificantes industriais:
- São agentes de limpeza, eliminando impurezas e desengordurando
- Agilizam a rotação ou movimento adequado de peças, máquinas e equipamentos
- São o garante da diminuição do atrito
- Impedem a corrosão
- Retardam o normal desgaste de peças
- Aumentam a longevidade de cada componente
- Alargam os intervalos entre manutenções
Desbloqueantes de peças metálicas
Ainda assim, mesmo em ambientes industriais sujeitos a regulares e rigorosos procedimentos de limpeza e manutenção, há sempre alguns componentes mais sujeito a oxidação, que acabam por comprometer o bom funcionamento de máquinas e mecanismos diversos, ou mesmo impedir ou dificultar a necessária desmontagem de partes ou da totalidade de determinado equipamento. Um contratempo só ultrapassado pelo mais temido dos diagnósticos: gripagem. Ocorrências com consequente interrupção do trabalho, com impacto negativo na linha de produção e que obriga a custos inerentes à substituição de peças ou máquinas. Ocorrências contempladas pela vasta gama de produtos químicos Morchem. Para as situações mais preocupantes, a marca desenvolveu a MC Total, uma solução química eficaz e penetrante, com ação lubrificante, que protege os metais da oxidação e corrosão, penetra nas peças obstruídas e ainda elimina humidades. Pelo caminho, desengordura e remove sujidade incrustada.
Soluções práticas e eficazes à prova de sobressaltos e imunes a contratempos.