Produtos e procedimentos com ‘CATegoria’ e ‘Cãopanhia’, Lda.
Questões de higiene e desinfeção fazem parte das boas normas de qualquer tipo de estabelecimento ou de atividade e são ainda mais prementes em ambientes que acarretam riscos para a saúde de pessoas e animais. Fabricantes de produtos de limpeza estão alerta e em constante demanda de soluções e produtos mais eficazes a eliminar potenciais agressores para a saúde pública. Uma pesquiza que, em sede de laboratório próprio, a Morchem desenvolve em permanência e tendo em vista diferentes tipos de necessidades e exigências específicas de cada setor. Particularmente suscetíveis são todas as atividades ligadas à saúde, onde sangue, agentes infeciosos, vírus e bactérias, fungos e esporos bacterianos são presença espectável e facilmente propagável. A atividade veterinária acarreta sensibilidades acrescidas por tratar dos nossos animais de estimação, elementos de uma família afetiva, a quem se deseja o melhor do mundo e nas mais exigentes condições de higiene e segurança.
Distinguir para melhor agir
Pet shops, clínicas e hospitais veterinários são, assim, zonas de risco acrescido por serem propícias à presença e proliferação de agentes patogénicos potencialmente perigosos e letais e não apenas para os animais como para os humanos. Nestes ambientes sensíveis, manter toda a zona de atividade limpa não se prende apenas com questões de higiene e boa apresentação, mas de salubridade e segurança. Desinfeção e esterilização são, nestes casos, requisitos de sobrevivência, incluindo para o negócio. Isso implica saber distinguir ambos os procedimentos, como um verdadeiro fabricante de produtos químicos, e aplicá-los corretamente.
Desinfeção
Agentes desinfetantes são fórmulas químicas que atuam eficazmente na eliminação de microrganismos patogénicos, como bactérias, vírus, germes e fungos, sendo de 99% o seu grau de eficácia. Produtos desinfetantes podem cobrir vastas áreas e qualquer tipo de superfície – paredes, chão e teto – e equipamentos. Desinfetantes são produtos específicos e não devem ser confundidos com produtos de limpeza. Uma desinfeção correta só pode ocorrer em superfícies previamente limpas e isentas de sujidade ou detritos.
Esterilização
A esterilização é ainda mais rigorosa, garantindo 100% de eficácia, por, além dos microrganismos patogénicos enumerados em cima, conseguir eliminar inclusivamente os esporos, ou seja, formas latentes, larvais e embrionárias de fungos e bactérias que possam escapar no processo de desinfeção. A esterilização aplica-se a ferramentas, utensílios e objetos de menor dimensão, como todos aqueles que, num bloco operatório, por exemplo, estão em contacto direto com matéria orgânica e potencialmente perigosa.
Evitar contágio e propagação
Higiene de excelência em ambiente veterinário é sinónimo de rigorosa desinfeção e correta esterilização. Só assim se evitam contaminações potencialmente fatais. Isso implica que quem diariamente manuseia instrumentos e equipamentos saiba exatamente quais são e qual o seu devido lugar antes e após cada procedimento médico. Desta maneira, são claramente identificáveis as zonas e os objetos a serem esterilizados e tudo o resto que deva ser desinfetado, e ainda com que frequência e grau de rigor devem ser realizados esses procedimentos de higienização. Devem também ser avaliadas com o fabricante de produtos de higiene e limpeza quais as fórmulas e metodologias mais eficientes nas rotinas diárias de manutenção, em função do fluxo e das exigências da prática veterinária.
Prática diária para ambientes asséticos
- Manter zonas específicas e assinaladas para material e equipamentos potencialmente contaminados.
- Descartar de imediato todos os resíduos biológicos ou outros para contentores próprios e selá-los de imediato.
- Esterilizar, logo que possível, todos os utensílios que estiveram expostos a material sensível e que possam implicar risco de contaminação do ar ou contágio de pessoas se manuseados sem equipamentos de proteção individual.
- Manter em local igualmente esterilizado e hermeticamente protegido os objetos esterilizados.
- Desinfetar salas e equipamentos com a assiduidade que a prática diária determinar, ou seja, após cada ato médico.
- Manter o chão e as superfícies livres de sujidade e sistematicamente desinfetadas.
- Utilizar apenas os mais eficazes produtos de desinfeção e as fórmulas de esterilização recomendadas pelo fabricante de produtos químicos que fornece o seu stock.
- Desinfetar os panos e utensílios utilizados nas limpezas e em separado de outros têxteis ou objetos.
- Criar rotinas de limpeza que sejam do conhecimento de todos e em que todos estejam envolvidos.
- Dar equipamentos de proteção individual e formação adequada a todos os colaboradores, mesmo àqueles que possam não lidar diretamente com os atos médicos.
- Fazer a correta manutenção do stock de produtos de limpeza.
- Em caso de dúvida, voltar a desinfetar e as esterilizar para impedir potenciais cadeias de contágio e não comprometer a salubridade do local.
- Seguir à risca as indicações expressas pelos fabricantes de produtos de higiene e limpeza.
- Excesso de zelo é o zelo que se exige em clínicas médicas.
Valorização do negócio
Todos estes cuidados e práticas concorrem para uma valorização final do serviço prestado e sublinham o esmero e brio profissionais do prestador de serviço. Um ativo de suma importância em atividades como a veterinária e que determina a imagem que passa para o consumidor/cliente. Uma perceção que só se alcança em ambiente veterinário quando o local é efetivamente assético. Quando tal não acontece, o risco de ocorrência de infeção e contaminação de animal para animal, de animal para humanos e de humanos para animais é real. O melhor veterinário do mundo nunca será visto como tal se não transmitir a correta perceção de higienização.
Dois dos nossos
Enquanto fabricante de produtos químicos com anos de experiência e pesquiza laboratorial in house, a Morchem oferece uma lista de produtos estudados, concebidos e desenvolvidos exclusivamente para a indústria hospitalar e uma vasta e completa carteira de fórmulas adequada a qualquer necessidade de limpeza, lavagem e desinfeção. O branqueador ótico sem cloro MC-6, criado para eliminar de têxteis sujidades derivadas de nódoas proteicas e de sangue, ou o Tabclean que, à base de ácido peracético, está elaborado para eliminar manchas de sangue de superfícies, são apenas dois de uma rigorosa gama de agentes desinfetantes para diversos tipos de superfícies. Para casos particulares, oferecemos soluções customizadas à medida das necessidades.
Porque os nossos animais de estimação merecem o melhor que lhes podermos oferecer, além do prêt-à-porter temos a nossa alta-costura. Podemos ‘tirar as medidas’ ao seu negócio. Fale connosco!