Há quem não dispense amaciador de roupa, usando-o religiosamente em toda e cada lavagem. Há quem se renda a ele apenas intermitentemente, por, na verdade, não saber exatamente qual a sua função, além da de perfumar a roupa, e, por fim, há quem nunca use amaciador de roupa por duvidar seriamente de que haja qualquer tipo de benefício no seu emprego. Nenhum destes três tipos de usuários está totalmente correto. O melhor mesmo é ficar a saber o que são amaciadores de roupa, para que servem efetivamente e como devem ser utilizados.
O que são amaciadores de roupa?
Amaciadores de roupa são produtos concebidos para agir sobre as fibras têxteis durante o processo de lavagem, seja ele manual ou mecânico. Pelas suas enormes vantagens, entraram na rotina do correto tratamento da roupa e são hoje comum e recorrentemente utilizados tanto a nível doméstico como industrial.
Para que servem?
Amaciadores de roupa são produtos que todos associamos a roupa fresca, cheirosa e acabada de lavar. Porém, perfumar a roupa é apenas um agradável extra numa série de benefícios do uso de amaciador nos ciclos de lavagem.
O amaciador…
- Solta as fibras, mantendo a forma e consistência da trama dos tecidos
- Reduz ao mínimo as rugas resultantes da lavagem
- Facilita o trabalho de passar a ferro
- Diminui a aderência estática
- Impede que as roupas saiam da máquina de lavar agarradas umas às outras
- Atenua o desgaste dos tecidos
- Pode ajudar a manter a cor das fibras
Os amaciadores são, assim, aliados de uma roupa bem tratada, atenuando o desgaste próprio do uso, dos detergentes e das lavagens, ajudando a prolongar a vida da roupa, sem que disforme ou perca a cor, ou, pelo menos, retardando esse processo de envelhecimento. Como bónus, são ainda produtos dotados de aroma, cujas notas de perfume se entranham e perduram nos tecidos, conferindo-lhes a agradável sensação de roupa limpa e cheirosa, acabada de lavar.
São mesmo necessários?
Pelas funções que desempenham, os amaciadores são obviamente necessários no cuidado, tratamento e manutenção das fibras têxteis, apresentando-se como um complemento extra à simples lavagem. Todavia, existem exceções que deve acautelar.
- Toalhas de banho
O amaciador pode revelar-se inadequado em fibras cujo propósito utilitário seja o de absorverem humidades, como é o caso das toalhas de banho, pois o amaciador pode reduzir a sua capacidade de absorção de água.
- Roupas de desporto
Fibras concebidas para respirarem e, assim, impedirem que a humidade permaneça nos tecidos, como é o caso de equipamentos vocacionados para a prática desportiva, devem igualmente prescindir deste tratamento. Isto porque o amaciador pode conferir uma película protetora que dificulta a desejada capacidade de libertação da humidade proveniente da transpiração que resulta do esforço físico.
São prejudiciais para as máquinas de lavar roupa?
Os amaciadores não são todos iguais. Alguns fabricantes utilizam componentes que não se dissolvem totalmente no ciclo de lavagem, acabando por deixar resíduos indesejáveis na máquina e no próprio sistema de esgoto, que podem originar ou promover entupimentos. Confira sempre a composição química dos produtos que utiliza, atente nas contraindicações, bem como nas indicações fornecidas pelos fabricantes dos tecidos acerca dos corretos procedimentos de lavagem e limpeza dos mesmos.
Solução Soft
MC-Soft é o amaciador perfumado Morchem. Além de todas as vantagens já enumeradas, de suavizar o toque da roupa e de lhe conferir a desejada perceção de roupa realmente limpa e lavada, foi concebido ainda para aumentar o rendimento da centrifugação.
É soft e inteligente!