Agora que a restauração volta a abrir as portas ao mundo, num verão de retoma que se apresenta quente e concorrido, não obstante a presença ainda do coronavírus, prepare-se para o olhar atento dos consumidores e o escrutínio redobrado das autoridades de saúde. Importa assegurar uma efetiva desinfeção dos espaços, com particular incidência nas cozinhas, e tranquilizar todos os utentes, já que com produtos e metodologias adequados as cozinhas são locais à prova de agentes patogénicos e até de críticas negativas.
Higiene e segurança
Nunca como hoje estivemos tão alerta para a necessidade de limpar, higienizar e desinfetar. À boleia de uma pandemia, reforçou-se a consciência da urgência de manter asséticos e imaculados os ambientes e áreas em que nos movimentamos e as superfícies que tocamos. Do rigor de métodos, da frequência dos procedimentos e da qualidade, adequação e eficácia dos produtos utilizados dependem a saúde e o bem-estar de todos. Escrúpulos que se tornam mais prementes em locais públicos e em espaços mais propensos ao surgimento e disseminação de germes e agentes patogénicos, onde se incluem vírus, bactérias, fungos, vermes parasitas, entre outros microrganismos passíveis de causar doença em pessoas e animais. A cozinha é um desses locais e levanta ainda mais cuidados quando falamos de cozinhas industriais, onde se confeciona um volume considerável de refeições, em ambiente tendencialmente mais quente e húmido, se manuseia um sem-fim de equipamentos e se processam todo o tipo de alimentos.
Tendo em vista as especificidades do espaço cozinha, a Morchem conta com uma vasta e completa gama de produtos e fórmulas seguras, com e sem cloro, de larga ação germicida, bactericida e fungicida, concebida para uma eficaz desinfeção de mãos, superfícies, equipamentos e utensílios que estejam, ou não, em contacto com alimentos. Consulte-os aqui e peça a nossa ajuda para eleger os mais adequados às suas necessidades.
Pequenos gestos, grandes resultados
A fim de assegurar a perfeita idoneidade das cozinhas, uma boa prática recomendada é a adoção de uma checklist, com uma ordem de procedimentos e produtos a utilizar, e de um assíduo horário de limpeza e desinfeção. Um documento que deve ser bem visível a todos, consultado amiúde e cumprido rigorosamente pelos utilizadores, onde se incluem os responsáveis pela manutenção e limpeza do espaço.
· Mãos limpas – Ainda que demasiado óbvia, esta é uma imperiosa recomendação que deve ser lembrada a todo o instante. Avisos e alertas devem figurar em locais-chave da cozinha, para reforçar a necessidade de lavar as mãos entre tarefas.
MC-CLIN AS Sabonete líquido antissético.
· Desinfetar equipamentos e utensílios – Estes requerem especial atenção. Facilmente restos de alimentos se acumulam nos cabos das facas, fundos de panelas, frisos das bancadas, nas ranhuras de azulejos ou nos interstícios das tábuas de corte, pelo que devem ser corretamente desinfetados após cada utilização. O processamento de carne e peixe crus requerem cuidados extra.
TABCLEAN Produto à base de ácido paracético, concebido para eliminar manchas de sangue.
MORPLATE TOP BAC Detergente com ação bactericida segundo os requisitos do HACCP.
MC-80 TP Limpa, abrilhanta e remove o negro de tachos e panelas.
· Desinfetar superfícies – O chão deve ser lavado, desengordurado e desinfetado várias vezes ao dia e as bancadas devem-no ser sempre que as tarefas e o movimento na cozinha o permitirem, já que os produtos de higienização devem manter-se afastados dos géneros alimentares.
CLOROPOL Cloro estabilizado para prevenção de intoxicações alimentares e extremamente eficaz na desinfeção de qualquer superfície, mesmo aquelas que estão em contacto com alimentos.
· Limpar fogões e exaustores – Findo cada turno – após a preparação dos almoços e logo que termine a confeção dos jantares –, fogões, grelhas, fornos, filtros, panelas, frigideiras e exaustores requerem especial atenção. Locais onde se juntam alimentos, calor e humidade acumulam gordura e maior sujidade e neles facilmente se alojam agentes patogénicos que devem ser prontamente eliminados.
MC-2 Desengordurante desenhado para uma eficiente limpeza e desengorduramento de equipamentos de cozinha de uso industrial.
· Eliminar salpicos – Salpicos de sangue, água de lavagem de alimentos ou qualquer outro sobre bancadas, chão, louça, frigorífico, arcas congeladoras, prateleiras onde se armazenam alimentos… devem ser imediatamente limpos, mesmo quando não possa haver uma desinfeção adequada no momento, por decorrerem ainda os trabalhos de preparação e confeção de alimentos. Papel de cozinha embebido em detergente de secagem rápida, sempre que possível, deve ser aplicado.
MORLIM BIO Detergente neutro para limpeza diária.
Com tudo acautelado, este pode bem vir a ser o melhor verão de sempre para a restauração e hotelaria nacionais, que emergem após a sufocante provação dos últimos dois anos.