desinfetante de maos

Desinfetante de mãos

Indicações para uso correto e precauções de segurança

Tudo o que deve saber sobre desinfetantes de mãos, o seu correto uso, potenciais riscos, onde e como deve ser disponibilizado e precauções de segurança. Eles fazem hoje parte do nosso quotidiano, pelo que devemos estar na posse de toda a informação.

Um novo aliado

A COVID-19 introduziu novos hábitos na vida de todos. O desinfetante de mãos – comummente designado apenas por álcool gel – entrou no quotidiano e faz, agora, parte das rotinas de higienização, principalmente fora de casa e sempre que não há possibilidade de lavar as mãos com água e sabão. Com ele se cria uma barreira defensiva contra germes, bactérias e vírus, que nos protege individualmente, evitando ainda a sua propagação. Incontornável aliado na luta contra o Coronavírus, o desinfetante de mãos é um produto seguro quando utilizado corretamente, mas apresenta alguns riscos para a saúde de humanos e animais, sempre que não se cumprem as devidas recomendações.

Sobre o desinfetante de mãos

Mais frequentemente designados por álcool-gel, os desinfetantes de mãos podem apresentar-se ainda na versão líquida ou em espuma. Em comum têm fórmulas químicas à base de álcool, pelo que são matéria inflamável e esse é um dos principais aspetos a considerar, em relação à segurança, correto uso e manuseamento.

Devem ser verificados e cumpridos os prazos de validade. O álcool tem enorme poder de evaporação e sem álcool o produto perde toda a sua eficácia desinfetante contra agentes patogénicos, tornando-o um falso aliado.

Se percebeu que o produto esteve mal tapado ou foi indevidamente acondicionado, ou se expirou o prazo de validade, descarte de imediato a embalagem.

Uso correto

– Leia as instruções do fabricante

– Coloque a quantia recomendada de desinfetante nas mãos

– Esfregue-o cuidadosamente pelas palmas das mãos, costas e zonas interdigitais

– Deixe que o produto seque totalmente, o que poderá demorar cerca de 20 segundos

– Não leve as mãos ao nariz, boca ou olhos enquanto o produto não secar completamente

– Nunca inicie qualquer atividade que envolva calor, eletricidade estática, faíscas ou fogo sem que o desinfetante tenha secado por completo

– Não deve fumar imediatamente após ter desinfetado as mãos, a fim de evitar potencial risco de inalação de vapores nocivos

Potenciais risco para a saúde humana

  • INALAÇÃO

A inalação abusiva ou prolongada de desinfetante para as mãos resulta em irritação nasal, da garganta e das vias respiratórias superiores.

O que fazer em caso de inalação?

Deve ir para a rua, respirar ar fresco, desapertar a roupa para respirar livre e profundamente. Alguns minutos devem bastar para que se sinta melhor. Não sendo o caso, procure ajuda médica de imediato.

Se a inalação se deveu a derramamento do produto:

– Abra todas as portas e janelas e garanta a correta ventilação da área

– Impeça a aproximação de qualquer tipo de ignição ou fonte de calor

– Dilua o produto derramado com água, na proporção mínima de 10 vezes mais água

– Remova-o com a ajuda de material inerte, como seja o caso de areia seca

– Leve os resíduos para zonas apropriadas aos desperdícios químicos

  • INGESTÃO

Envenenamento por álcool é um dos possíveis resultados da ingestão de desinfetante para as mãos, o qual se manifesta por via de irritabilidade, náuseas, tonturas e vómitos.

O que fazer em caso de ingestão?

Ar fresco e muita água ajudam a minorar os sintomas. Caso estes persistam deve procurar-se prontamente ajuda médica.

  • CONTACTO OCULAR

Sempre que desinfetar as mãos, estiver a encher os dispensadores ou a manusear o produto de qualquer forma, use proteção ocular ou viseira a cobrir o rosto. Qualquer salpico ou indesejado contacto com nariz, boca e olhos pode representar um risco para a saúde.

O que fazer em caso de contacto ocular?

Caso o desinfetante entre em contacto com a vista, lave os

olhos abundantemente com água, durante, no mínimo, dez minutos. Se usar lentes de contacto remova-as, se possível, antes da lavagem. Deve sempre consultar um médico para avaliar possível danos impercetíveis no momento.

Desinfetante de mãos e animais de estimação

Dispensadores de álcool-gel devem estar estrategicamente localizados em áreas ou serviços frequentados por animais, para impedir a sua inalação, ingestão ou contacto ocular. Locais mais altos, mais inacessíveis ou mecanismos que impliquem destreza manual para acionar a libertação do produto devem ser considerados.

Em caso de acidente, deve contactar-se de imediato o veterinário e fornecer indicação sobre o produto.

Os dispensadores devem ser colocados em:

– Zonas arejadas

– Sítios de fácil acesso

– Locais bem visível a todos

– Preferencialmente junto de entradas de ar (portas e janelas)

– Zonas afastadas de qualquer tipo de fonte de ignição, calor, oxigénio ou perto de outos agentes químicos

Agora que já sabe tudo, conheça a nossa gama de produtos para a limpeza e desinfeção de mãos:

– MC-CLIN AS

Concebido especialmente para a limpeza, proteção e desinfeção de mãos.

– MC-27

Gel de baixa viscosidade, baseado numa formulação equilibrada de álcoois protetores, que garante uma desinfeção rápida sem deixar resíduos nocivos e ainda protege as mãos. Um produto aprovado pela Direção Geral da Saúde (DGS).



Partilhe este post!
Scroll to Top