Faça render os produtos de limpeza – Economize nos gastos sem prejudicar os resultados

A real desinfeção dos espaços, privados ou públicos, domésticos ou empresariais, bem como a perceção sensorial da sua correta limpeza exige agora mais de nós. São obviamente temas a que sempre dedicámos a devida atenção, mas que escalaram novas proporções desde que vivemos sob o jugo de uma pandemia viral. Exige-se uma higienização mais escrupulosa e frequente e uma mais amiúde manutenção, com resultados mais eficazes e duradouros. Tudo isto se traduz em maior consumo de produtos e maior gasto de dinheiro. Mas, será mesmo assim? Como garantir a necessária desinfeção e limpeza fazendo uma boa gestão de custos? Respondemos a tudo isto com algumas dicas preciosas.

Áreas e quantidades

·       Adeque a quantidade de produto utilizado à área a higienizar. Sendo rigoroso na proporcionalidade, estará a economizar produto sem comprometer os desejados resultados. Não se fie na medida ‘a olho’, e determine, de acordo com as recomendações de diluição inscritas nas instruções de cada produto, as medidas exatas de produto a empregar. Não apenas estará a economizar, como evitará manchas que podem surgir sempre que a dosagem não está calibrada para a zona a lavar, com os produtos demasiado concentrados ou excessivamente diluídos.

·       Zonas pouco frequentadas, podem ser lavadas com menor regularidade, apenas uma vez por dia ou por semana, conformo o fluxo e o uso. Esquematizando uma rotina de limpeza em função de diferentes áreas e necessidades de higienização, poupará em detergentes e em mão de obra.

·       Mais pode mesmo ser menos. É errada a ideia de que quanto maior a quantidade de produto melhor estará a desinfetar, a lavar ou a limpar. Meça sempre a quantidade necessária e adequada ao tipo de material e à área. Demasiado detergente pode danificar as superfícies, deixar manchas indesejáveis, excesso de produto à superfície –

com risco de pavimentos mais escorregadios –, ou implicar mais água e trabalho para enxaguar. O certo e desejado é a quantia exata.

·       Menos é menos. Não poupe reduzindo a quantidade de produto necessária, pois apenas estará a desperdiçar tempo e dinheiro, já que quantidades insuficientes não garantem a correta desinfeção.

Metodologias

·       Opte por borrifadores. Depois de corretamente diluídos, e sempre que se aplique, opte por borrifadores, ao invés de verter os produtos diretamente sobre as superfícies, pois pode despejar mais quantidade do que a necessária. Com um borrifador gere as quantidades com maior precisão, além de que pode sempre ir corrigindo as quantidades necessárias em função dos resultados.

·       Escolha panos, esponjas e esfregões de qualidade, adequados a cada tipo de limpeza e use-os exclusivamente para essa tarefa. Alguns materiais apenas deslocam a sujidade de um sítio para o outro. Microfibras e outros tecidos ‘inteligentes’ dão mais garantias de sucesso e de correta limpeza, lavagem e desinfeção.

·       Coloque o produto no pano ou esponja. Borrife o pano com o produto, ao invés de o colocar diretamente sobre a superfície a desinfetar. Desta forma estará a poupar produto, a evitar manchas, desperdício e desigual distribuição de detergente na área a tratar.

Uso inteligente

·       Aplicar fórmulas eficazes numa multiplicidade de superfícies e equipamentos, reduz a quantidade de produtos de limpeza a comprar. Leia os rótulos e verifique as composições químicas, bem como a adequação do produto a diferentes propósitos e elabore uma lista rigorosa daqueles mais versáteis para as suas necessidades. Detergentes multifuncionais, adequados para a desinfeção de chão e bancadas, por exemplo, podem ser uma boa aposta quando o budget é limitado ou sempre que é necessário reduzir custos.

·       Eleger sempre produtos de limpeza e mão de obra profissionais. Da qualidade destes depende a real economia. Produtos ineficazes não cumprem com o esperado, exigem gasto de maiores quantidades, repetição de procedimentos e podem mesmo comprometer os resultados. Fórmulas comprovadas e de qualidade certificada são mais eficazes, mais duradouras, exigem menor esforço e mão de obra e fornecem a garantia de um trabalho bem feito. Principalmente no que respeita à desinfeção e total eliminação de vírus, micróbios, bactérias e qualquer tipo de agente patogénico, não arrisque em produtos de baixa qualidade, pois não serão eficientes e ficará com a errada perceção de higienização.

·       Fale connosco. Em conjunto, poderemos otimizar a sua lista de compras, independentemente do budget, e adequá-la eficientemente às suas reais necessidades.



Partilhe este post!
Scroll to Top