Lavandarias comerciais e industriais: Melhor manutenção, maior eficácia

Reduzir gastos de energia, limitar o uso de água, promover a durabilidade dos equipamentos e proporcionar melhores resultados a cada lavagem pode depender apenas da escolha das melhores soluções químicas e dos detergentes mais adequados a cada lavagem, em função da sujidade. Isto é tão válido para lavandarias comerciais e industriais, de hotéis, hospitais, clubes desportivos ou ginásios como para as máquinas de lavar e de secar de uso doméstico.

Para uma maior eficiência

Tudo começa com a correta leitura dos manuais de instruções, tanto das máquinas de lavar e secar, como dos detergentes, branqueadores e amaciadores utilizados. Pode parecer básico, mas a verdade é que muitas avarias e parte do desperdício se poderiam evitar se fosse acautelado o devido e prévio conhecimento dos equipamentos, dos procedimentos mais corretos e dos produtos mais adequados.

Uma equipa profissional e bem preparada sabe cuidar das máquinas, perceber pequenas disfunções antes que se tornem problemáticas e otimizar a sua manutenção, com base em alguns procedimentos preventivos. Pequenos gestos que prolongam a vida dos equipamentos e promovem melhores e mais eficazes lavagens.

Rotinas de manutenção:

Limpeza – Mantenha os equipamentos limpos por fora e por dentro, bem como a zona de trabalho. O asseio geral das instalações promove o desejo de manter o local aprimorado, inspira mais cuidados no manuseamento da maquinaria, na manutenção dos níveis de limpeza e dá um ar profissional e exigente. Manter os equipamentos limpos impede que a roupa a lavar não se suje ainda mais ao tocar no chão ou nas máquinas, principalmente nas borrachas do tambor. Previne ainda que linhas, cotão ou fiapos se introduzam nas máquinas dificultando ou impedindo o seu correto funcionamento.

Lave os depósitos de detergente – Sejam soluções líquidas ou em pó, os detergentes, principalmente a determinadas temperaturas e perante certos tipos de água, têm tendência a empapar, criando coágulos que obstruem facilmente os distribuidores, impedindo o correto fluxo e potencialmente promovendo danos e corrosão.

Mantenha os filtros limpos – O correto fluxo de água exige desobstruções, para evitar que os motores se esforcem desnecessariamente e impedir gasto excessivo de água e de eletricidade. A trama fina dos filtros, desenhados para reter impurezas, exige manutenção frequente. Verifique igualmente os filtros de cotão e mantenha-os desimpedidos de fios, botões e outros despojos.

Verifique depósitos nos tubos de entrada e saída de água – As mangueiras de alimentação e escoamento de água podem ir ficando obstruídas com resíduos e sedimentos. Podem ainda trilhar-se ou degastar-se, exigindo maior consumo de água e gasto de energia.

Verifique as anilhas – Amiúde, verifique o aperto das anilhas que unem os tubos de alimentação e de escoamento de água. Um tubo mal vedado traduz-se em fugas de água, calcário indesejado, mau funcionamento dos aparelhos, ciclos de lavagem mais longos e maior gasto de eletricidade. Pode ainda danificar o chão e promover acidentes.

Preste atenção às borrachas – Sujeitas a altas temperaturas, as borrachas vedantes da porta do tambor devem ser monitorizadas e substituídas sempre que se apresentem gretadas ou dilatadas. As mesmas devem ser limpas após cada lavagem.

Deixe arejar o tambor – Nem sempre é possível, devido ao fluxo de trabalho e ao tipo de lavandaria, mas deve, sempre que possível, deixar a porta das máquinas abertas após cada utilização ou entre utilizações. Alterne equipamentos a fim de poder arejar o interior e, preferencialmente, deixar que seque ao ar. Isto permite que o ar circule, que as borrachas selantes e o interior sequem totalmente e que não se acumulem odores desagradáveis.

Respeite a dosagem correta – Muitas pessoas associam maior quantidade de detergente a uma melhor lavagem. Um erro que tem custos ao nível do gasto de detergente, da água necessária ao correto enxaguamento e que não se traduz em melhor limpeza. Pelo contrário, o uso de detergentes em excesso pode deixar na roupa um cheiro estranho e desagradável. Respeitar as indicações dos fabricantes de detergentes é sinónimo de otimização de custos e resultados.

Adeque os programas – Não menos importante é adequar a temperatura, os programas, a duração dos ciclos e os detergentes em função de cada lavagem específica e do tipo de água local, mais ou menos alcalina. 

Escolha os produtos de limpeza mais adequados – Seja para a manutenção exterior dos equipamentos, seja para a lavagem e branqueamento, eleja sempre os melhores produtos, de fabricantes acreditados. Detergentes profissionais resultam de fórmulas químicas estudadas e desenhadas exclusivamente para respeitar os tecidos – qualquer tipo de fibra – e os equipamentos a uma só vez. Poupar nos produtos de limpeza pode ser o gesto mais caro, com custos sérios para as máquinas, a própria rede de esgotos e para o desejado resultado final: roupa lavada, desinfetada e perfumada.

Menu Morchem

Conheça a nossa completa gama de detergentes para lavandarias, com soluções:

  • De pré-lavagem
  • De lavagem
  • Desengordurantes
  • Branqueadoras 
  • Amaciadoras

Pretende algo mais? Talvez algo que ainda nem exista? Fale connosco, poderemos inventá-lo juntos, no nosso laboratório.



Partilhe este post!
Scroll to Top