Boas práticas de higiene e segurança no trabalho: Breve manual utilitário

Boas práticas de limpeza e asseio, de mãos, superfícies, pavimentos e equipamentos, quando aplicadas assídua e rigorosamente são regras de ouro para as quais todos devem estar alerta. A par de limpezas e desinfeções profundas, criteriosas e regulares – mais do que uma vez por dia em algumas zonas e em determinados setores de atividade –, certos cuidados preventivos podem revelar-se preciosos no que respeita à limpeza e segurança.

Cuidados preventivos – A nossa check list

Pavimentos

– Manter áreas de passagem e de trabalho desimpedidas.

– Remover obstáculos, ferramentas ou equipamentos que já não estão a ser utilizados.

– Identificar e assinalar salpicos e sujidade e removê-los de imediato, ainda que apenas com papel ou pano seco. Proceder, depois, à sua total eliminação e secagem.

– Assinalar zonas molhadas e limpá-las logo que possível.

– Tapetes e carpetes devem assentar uniforme e solidamente no chão. Películas antiderrapantes e fitas adesivas devem garantir que não há rugas, cantos levantados ou irregularidades.

– Os degraus devem estar devidamente assinalados e ter faixas antiderrapantes.

– Cabos elétricos, tubagens ou canalizações, que forçosamente cruzem locais de passagem, devem estar cobertos e devidamente assinalados.

– Mantenha os espaços em ordem e minimize o ruído visual, responsável por distrações, tropeções e quedas.

Superfícies e equipamentos

– Lixo e qualquer detrito devem ser eliminados de imediato, para evitar acumulações potencialmente tóxicas ou nefastas para a segurança e salubridade do local, bem como impeditivas do bom funcionamento de maquinarias.

– Ler atentamente os rótulos de todos os produtos de limpeza e desinfeção e seguir as suas determinações, para saber onde e como aplicá-los. Todos os produtos Morchem se fazem acompanhar das devidas e necessárias indicações a um seguro manuseamento e emprego.

– Verificar previamente se os produtos químicos são indicados para as superfícies a lavar e desinfetar.

– O uso indevido de alguns químicos, especificamente elaborados para certos materiais, pode causar danos em algumas matérias e equipamentos.

– Não misturar agentes químicos elaborados para lavagem ou limpeza com os que se destinam à desinfeção, sob perigo de causar indesejáveis e tóxicas reações, ou comprometer a eficácia de cada um dos agentes.

– O manuseamento de produtos químicos implica o devido uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, óculos, máscara ou fatos especiais.

– Uma correta higienização depende de dois passos básicos, limpeza e desinfeção, executados por esta ordem.

– Nunca deixar abertas as embalagens de produtos de limpeza, desinfeção ou qualquer outro produto químico de uso profissional. Não apenas por essa exposição poder interferir na composição dos agentes de que o produto é composto, mas por ser um potencial risco de acidente, incluindo de inalação ou ingestão involuntárias.

– Políticas de sensibilização para a boa higiene das mãos e zonas de trabalho, devem ser levadas a cabo amiúde, pelas empresas.

Lavagem e desinfeção de mãos

Em tempo de Coronavírus, mais do que nunca, a, até agora mecânica, lavagem das mãos é um hábito de higiene a que devemos voltar a dar a total e devida atenção.

– As mãos devem ser lavadas antes e depois de qualquer atividade, mais ainda quando se trata do manuseamento de produtos químicos.

– Molhe, ensaboe e esfregue atentamente as mãos durante, pelo menos 20 segundos. MC-CLIN AS, o sabonete líquido antissético da Morchem, foi especificamente concebido para a lavagem, proteção e desinfeção das mãos e contempla ação antibacteriana.

– Lave bem todos os dedos individualmente, as palmas e as costas das mãos e atente nos interstícios das unhas.

– Enxague abundantemente com água.

– Limpe bem as mãos com toalha de pano ou papel.

– No final, não deite tudo a perder e feche a torneira com um pedaço de papel.

– Deve complementar a lavagem com o já tão familiar álcool-gel, a fim de garantir a correta desinfeção das mãos. MC 27 é o nosso eficaz agente no terreno para esta vital tarefa.

– As empresas devem ter bem visíveis e em diversos locais, cartazes que apelem à regular higienização das mãos, bem como os corretos procedimentos para o fazer.

Qualquer local de trabalho é mais produtivo e promotor de bem-estar, e até de felicidade, se se mantiver limpo, desinfetado e seguro.



Partilhe este post!
Scroll to Top