Diferentes atividades podem determinar especificidades próprias ao tipo de negócio, mas no que respeita à limpeza há formas de fazer que obedecem a uma lógica quase universal. Tão importante quanto a metodologia são os produtos de limpeza e a mão de obra que os manuseiam. Aposte no conhecimento e experiência profissionais. Subvalorizar a importância da limpeza de ambientes de trabalho, com o propósito de poupar no orçamento é um erro crasso. De uma boa higienização e manutenção dependem não apenas a saúde e o bem-estar dos funcionários, mas a própria produtividade de qualquer empresa, em qualquer área de atividade. Limpeza e organização ampliam o espaço, agilizam procedimentos, libertam a mente e são os primeiros obreiros da imagem de um negócio aos olhos de quem o visita. Não confundir espaços criativos com falta de higiene e desordem. A Morchem contribui com produtos químicos de elevada qualidade e ainda fornece dicas úteis.
COMO BEM FAZER
- De cima para baixo
Pó e sujidade de tetos, candeeiros, ares condicionados e prateleiras altas acabará por se depositar nas superfícies inferiores, razão pela qual estas devem ficar para o fim.
- Por cima e por baixo
O tampo de uma secretária (ou qualquer outra superfície) só está corretamente limpo se remover os objetos. Limpar apenas em redor não funciona e dá um aspeto desleixado ao trabalho. A perceção dessa incúria permite duvidar do resto da limpeza, principalmente em áreas mais sensíveis e exigentes como a copa e as casas de banho.
- Organize uma escala
Em função de número de funcionários, uso, atividade diária, prioridades e necessidades específicas, organize uma rotina semanal. Pode ser que nem todos os dias seja necessário limpar tetos, cortinados, estores, tapetes, candeeiros e filtros de ares condicionados e ventiladores. Defina um dia por semana para realizar cada uma destas atividades. Um dia que exigirá maior atenção na limpeza de equipamentos eletrónicos, secretárias e cadeiras, uma vez que haverá mais pó no ar.
- Evite levantar pó
Com diferentes extremidades de sucção, aspire todas as superfícies que conseguir antes de limpar o pó. Com isto evitará nuvens de pó e poderá gerir melhor o tempo de limpeza, já que em alguns casos pode de imediato limpar as superfícies com produtos de limpeza adequados.
- Equipamentos eletrónicos
Não arrisque qualquer tipo de produto químico de limpeza senão aqueles recomendados pelos fabricantes. Alguns produtos podem parecer eficazes, por serem eficientes a retirar dedadas, eliminar riscos e a deixar as superfícies brilhantes, mas acabam por ser prejudiciais a ecrãs, cabos elétricos e plásticos, por neles se introduzirem e acabarem por os ressecar e rachar. Conhecimento profissional e produtos de limpeza adequados são fundamentais para prolongar a vida de materiais e equipamentos delicados.
- Atente nos detalhes
Uma boa e adequada limpeza não se limita jamais às áreas visíveis ao nível dos olhos. Ela tem de ser percetível nos pormenores e em cada canto. Limpe dobradiças, interruptores e tomadas, cabos menos visíveis ou mesmo escondidos junto ao chão, cortinas, persianas e estores, sem esquecer extintores e folhas das plantas naturais ou artificiais. Vá eliminando dedadas das paredes, riscos e manchas de vidros e portas.
- Desinfetar
Depois de limpas, as superfícies e alguns equipamentos e objetos manuseados por muitas pessoas podem precisar de ser desinfetados com produtos químicos adequados.
- Locais de maior exigência
Casas de banho, cozinhas e copas exigem limpeza e desinfeção diárias – por vezes mais do que uma vez ao dia, dependendo do número de funcionários e do uso. Limpe e desinfete todas as superfícies. Sanitários e caixotes do lixo devem ser desinfetados por dentro e por fora. Dispensadores de papel e sabonete, sempre muito manuseados, requerem igual atenção. Lavatórios, escorredores de louça, utensílios, frigoríficos e micro-ondas devem ser limpos diariamente e os esfregões de limpeza substituídos amiúde. Não esquecer paredes e azulejos próximos dos sanitários e lava-louças.
- Odores
Ainda que podendo estar desinfetado, ambiente algum parecerá limpo se não cheirar bem. Elimine odores e use ambientadores no final da limpeza. Um toque que reforçará todo o trabalho prévio.